Quem sou eu

ROSARIO DO SUL, RS, Brazil
Graduada em Administração com Habilitação em Marketing e em Gestão em Gastronomia, trabalho com realização de eventos finos e charmosos com excelência em atendimento e qualidade acima de tudo. Ofereço meu serviço de Personal Chef para situações menores e aconchegantes e de Buffet para um número maior de convidados, mas sempre personalizados.

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Algumas dicas para a preparaçao de um legitimo Risoto Italiano

  1. Risoto começa com um refogado de cebola, que deve ser picado menor que o grão de arroz, para que não se confunda no prato.
  2. Logo após, refoga-se o arroz, junto com a cebola, por alguns minutos, ate que comece a ficar transparente.
  3. Junta-se um pouco de vinho branco (cerca de metade do peso do arroz) ou outra bebida alcoólica, dependendo da receita.
  4. O grande segredo do risoto está em acrescentar caldo (que pode ser de frango, legumes, carne ou peixe, dependendo do preparo) um pouco por vez, esperando que o caldo que já foi adicionado seja absorvido totalmente.
  5. Finaliza-se o risoto com manteiga e queijo parmesao ralado ou em lascas. (  algumas receitas, aceita-se a troca do queijo e ate mesmo a troca da manteiga por azeite de oliva.)
  6. Risoto nunca é apresentado enformado, sendo sempre colocado solto no prato, dando-se leves batidas no fundo do prato para ele assentar.
  7. Risoto deve ser comido logo apos seu preparo, pois do contrario perde sua textura correta.

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Risoto

O Risoto e um prato da cozinha Italiana que literalmente significa arrozinho.
Muitas pessoas usam o termo risoto para identificar arroz com molho ou arroz de forno... Mas Risoto, e originalmente um prato Italiano, que somente e chamado assim porque usa-se um tipo de arroz especial e com o modo de fazer especifico.
O tipo do grão de arroz utilizado nesse prato possui um formato menor e mais gordinho, existem dois tipos mais comuns encontrados o arbóreo e o carnarolli, mas tambem existem o baldo, roma, vialone nano...
 Esse arroz possui uma maior concentração de amido diferenciando  do  agulhinha , tipo de grão mais comum utilizados pelos brasileiros, e e  o que proporciona a cremosidade do prato.
Por isso não se lava o arroz para fazer o risoto.
Há uma lenda romântica italiana que conta que quem criou esse prato foi um artista no final da idade media que apreciava uma boa comida e boa bebida de sua terra. Era na taberna da cidade que ele degustava bons vinhos e sem saber que sua filha mais velha o seguia. Com o tempo a jovem acabou se apaixonando pelo filho do proprietário da taberna.
Para o casamento dos dois, o pai da jovem, resolveu servir um prato que gostava muito, o risoto, e diz a lenda que por ciúme da filha deixou cair um pedaço de açafrão na panela. Para surpresa de seus convidados foi servido um risoto amarelo delicioso, nascendo ai o risoto a milanesa, o mais tradicional de todos os risotos.