Quem sou eu

ROSARIO DO SUL, RS, Brazil
Graduada em Administração com Habilitação em Marketing e em Gestão em Gastronomia, trabalho com realização de eventos finos e charmosos com excelência em atendimento e qualidade acima de tudo. Ofereço meu serviço de Personal Chef para situações menores e aconchegantes e de Buffet para um número maior de convidados, mas sempre personalizados.

terça-feira, 10 de agosto de 2010

Comida Mexicana

Diferente do que muitos dizem a cozinha mexicana  não é uma cozinha simples e fácil  por não utilizar técnicas mais elaboradas. 
Se destaca principalmente por sua aparência colorida o que chama muita atenção aos   cortes utilizados.Os ingredientes que não podem faltar e que mais contribuiram para a gastronomia mundial são pimentões, tomate, milho, batata, cacau, baunilha e a pimenta.
O uso da pimenta nessa cozinha quando realizada fora do México deve ser ponderado, lembrando sempre da cultura de cada país e ou região. Enfim, caso você opte por servir comida mexicana na sua festa é melhor que reserve uma ou mais salsas picantes destacadamente e ou faça todos os pratos sem o picante e deixe a vontade um vidro de pimenta para seus convidados que gostarem se deliciarem.


Dica: cuidado ao manusear a pimenta dedo de moça seu veneno pode asfixiar além de causar queimadura. Corte-a ao meio no comprimento e retire cuidadosamente com a ponta da faca os filamentos brancos com a semente.

Modo de preparo da Jambalaya

  • Refogar as carnes de frango e porco com cuidado para não queimar a panela e reservar.
  • Dourar a cebola e o alho.
  • Acrescentar o arroz, as carnes e o canjun.
  • Cozinhar com o caldo de frango.
  • Quando a primeira água secar, colocar os frutos do mar.
  • Por último o pimentão e o tomate concassé picado.
Dica: o arroz não deve ficar muito escuro e a pimenta deve ser agradável ao paladar.

Os ingredientes da Jambalaya

Canjun

INGREDIENTES


Q.b = qnt que baste

Arroz 150g

Bacon 60g

Caldo de frango Qb

Camarão 50g

Cebolinha Qb

Lingüiça defumada 100g

Lombo 100g

Lula 100g

Peito de frango 100g

Pimentão Vermelho 100g

Presunto 100g


Canjun

Medida usada: colher de chá

Alho desidratado 1

Cebola desidratada 1

Orégano seco 1

Páprica 1

Pimenta cayena 1

Pimenta calabresa 1

Tomilho seco 1

Sal Q.b.

Sálvia 1

A história da Jambalaya

 




Prato da cozinha creóle, típico do Sul dos EUA e América Central.

Eram chamados creóles os descendentes da aristocracia européia que, por não serem os primogênitos, não tinham direito às terras da família na Europa e se mudavam para as colônias na América. Como eram pessoas de posses e gostos refinados levavam suas preferências culinárias, com as respectivas receitas e, às vezes, até mesmo os cozinheiros e alguns ingredientes.

Depois vieram os africanos, sobretudo para trabalhar nas plantações de cana-de-açúcar, e com eles também seus costumes alimentares, da cozinha Canjun. Mais tarde ainda vieram, por intermédio dos britânicos, os trabalhadores indianos com suas fabulosas especiarias.

A mistura dos ingredientes e costumes de cocção locais com outras técnicas europeias, africanas e em menor escala, indiana, resultou em uma comida rica e de personalidade e que vale a pena conferir.