Pessoal, desejo a todos um Feliz Natal e próspero Ano Novo!
Estarei viajando pelo Sul do país e não deixarei escapar nenhuma novidade gastronômica sem postar aqui!
Em fevereiro farei um curso em Buenos Aires de Cozinha Internacional e também irei postar tudinho!
Podem aguardar que em breve o blog estará cheio de novidades fresquinhas!
Agora, apresentarei a vocês um prato que faz o maior sucesso e que cabe direitinho na sua Ceia de Natal ou Ano Novo:
Vatapá de Bacalhau
500g de bacalhau desfiado dessalgado
04 cebolas grandes
1/2 cabeça de alho
02 pimentões (da cor que preferir, sugiro amarelo e vermelho)
02 bisnagas
01 litro de leite
01 côco ralado fresco
01 lata de creme de leite.
02 colheres de sopa de catchup
250g de castanha de cajú
200ml de azeite
100g de queijo parmesão ralado
Modo de preparo
Processar a bisnaga com leite.
Dourar o alho e a cebola no azeite, acrescentar o bacalhau e o pão processado com leite. Mexer bastante para não grudar no fundo.
Acrescentar o côco e a castanha de cajú, sempre mexendo. Por último o pimentão picadinho e o creme de leite e o catchup.
Colocar num refratário com queijo parmesão para gratinar.
Dicas:
O ponto do bacalhau: quando estiver mexendo e o fundo da panela aparecer.
O creme de leite se for de lata ou de caixinha colocar com o fogo desligado, mas se quiser usar o fresco, pode ser colocado com o fogo ligado.
Quem sou eu
- Carol Orsini
- ROSARIO DO SUL, RS, Brazil
- Graduada em Administração com Habilitação em Marketing e em Gestão em Gastronomia, trabalho com realização de eventos finos e charmosos com excelência em atendimento e qualidade acima de tudo. Ofereço meu serviço de Personal Chef para situações menores e aconchegantes e de Buffet para um número maior de convidados, mas sempre personalizados.
quinta-feira, 23 de dezembro de 2010
segunda-feira, 11 de outubro de 2010
Ovo estrelado X ovo frito
Ovo estrelado: técnica de cozinhar ovo em calor seco com uma quantidade pequena de gordura. Obtém-se diferentes resultados conforme o tempo de cocção. Usando fogo baixo e tampando a frigideira, consegue-se a clara macia e a borda ligeiramente dourada e a gema ligeiramente mole. Embora também seja chamado de ovo frito, na realidade, este é um preparo diferente. A quantidade usada para o frito é bem maior, e o cozimento é mais rápido.
Ovo frito: deve ficar com a clara crocante e a gema macia. Porém como a temperatura é muito alta, a clara deve envolver a gema para não deixá-la ressecar. O tempo de cozimento é em cerca de 1 minuto.
Ovo frito: deve ficar com a clara crocante e a gema macia. Porém como a temperatura é muito alta, a clara deve envolver a gema para não deixá-la ressecar. O tempo de cozimento é em cerca de 1 minuto.
Dicas sobre ovos
- Colocando um ovo imersso em recipiente com água, se ele boiar ele está estragado.
- A casca do ovo é aerada ( invisível aos olhos) e possui uma membrana que impede a entrada de microorganismos. Quando lavamos os ovos removemos essa membrana, por isso devemos usa-los logo após sua limpeza.
- Os ovos podem ficar armazenados em geladeira por até 15 dias se estiverem de preferência com as pontas para baixo( para que a gema fique centralizada) e em local de refrigeração contínua que não é o caso da porta.
- Ovos inteiros abertos duram até 02 dias na geladeira, assim como as gemas.
- Já as claras podem ser guardadas por até uma semana. Cuidado! A clara de ovo por ser rica em água é um excelente meio de cultivo de microorganismos!
- Ovos cozidos com casca duram 04 dias em geladeira, sem casca 02.
Ovos: um dos ingredientes mais versáteis da cozinha!
Injustiçados pela frase mais dita por aqueles que não sabem cozinhar:
"Não sei nem fritar um ovo!"
Os ovos necessitam de técnica e cuidado ao serem preparados.
A casca do ovo previne a entrada de microorganismos e o protege durante manuseio e transporte.
A gema representa 1/3 do ovo mas contém 3/4 de suas calorias além da maior parte dos minerais,vitaminas e toda a gordura. A gema se solidifica em temperaturas entre 75 e 80 graus célsios.
A clara constiui 2/3 do ovo e contém água e albumina, proteína responsável pela retenção de ar quando batidas. A albumina se coagula tornado-se firme e opaca em temperaturas entre 65 e 70 graus célsios.
segunda-feira, 27 de setembro de 2010
A cozinha Japoneza
A origem do sushi
O sushi é um alimento que tem origens remotas. Antigamente retirava-se a cabeça e as vísceras do peixe e o filé era conservado salgando-o e acondicionando-o entre camadas de arroz, onde o peixe fermentava naturalmente, adquirindo um sabor ácido.
A técnica de conservação do peixe foi, aos poucos, transformando-se num prato, e o sabor ácido conseqüente da fermentação foi substituído por ácido acético e, mais tarde, pelo vinagre. Finalmente, o peixe e o arroz com vinagre passaram a contar com o shoyu, enriquecendo ainda mais o seu sabor.
Preparado basicamente com arroz, peixes e frutos do mar, o sushi tornou-se moda em vários países do Ocidente, por seu sabor exótico e agradável e por ser reconhecido como uma das iguarias mais saudáveis do mundo.
É fundamental que o sushi seja preparado com peixes de alta qualidade, de preferência de alto mar, para que não tenham qualquer tipo de contaminação. O arroz também deve ser de um tipo especial, levemente temperado com vinagre, saquê, sal
e açúcar.
terça-feira, 10 de agosto de 2010
Comida Mexicana
Diferente do que muitos dizem a cozinha mexicana não é uma cozinha simples e fácil por não utilizar técnicas mais elaboradas.
Se destaca principalmente por sua aparência colorida o que chama muita atenção aos cortes utilizados.Os ingredientes que não podem faltar e que mais contribuiram para a gastronomia mundial são pimentões, tomate, milho, batata, cacau, baunilha e a pimenta.
O uso da pimenta nessa cozinha quando realizada fora do México deve ser ponderado, lembrando sempre da cultura de cada país e ou região. Enfim, caso você opte por servir comida mexicana na sua festa é melhor que reserve uma ou mais salsas picantes destacadamente e ou faça todos os pratos sem o picante e deixe a vontade um vidro de pimenta para seus convidados que gostarem se deliciarem.
Dica: cuidado ao manusear a pimenta dedo de moça seu veneno pode asfixiar além de causar queimadura. Corte-a ao meio no comprimento e retire cuidadosamente com a ponta da faca os filamentos brancos com a semente.
Modo de preparo da Jambalaya
- Refogar as carnes de frango e porco com cuidado para não queimar a panela e reservar.
- Dourar a cebola e o alho.
- Acrescentar o arroz, as carnes e o canjun.
- Cozinhar com o caldo de frango.
- Quando a primeira água secar, colocar os frutos do mar.
- Por último o pimentão e o tomate concassé picado.
Os ingredientes da Jambalaya
Canjun |
INGREDIENTES
Q.b = qnt que baste
Arroz 150g
Bacon 60g
Caldo de frango Qb
Camarão 50g
Cebolinha Qb
Lingüiça defumada 100g
Lombo 100g
Lula 100g
Peito de frango 100g
Pimentão Vermelho 100g
Presunto 100g
Canjun
Medida usada: colher de chá
Alho desidratado 1
Cebola desidratada 1
Orégano seco 1
Páprica 1
Pimenta cayena 1
Pimenta calabresa 1
Tomilho seco 1
Sal Q.b.
Sálvia 1
A história da Jambalaya
Prato da cozinha creóle, típico do Sul dos EUA e América Central.
Eram chamados creóles os descendentes da aristocracia européia que, por não serem os primogênitos, não tinham direito às terras da família na Europa e se mudavam para as colônias na América. Como eram pessoas de posses e gostos refinados levavam suas preferências culinárias, com as respectivas receitas e, às vezes, até mesmo os cozinheiros e alguns ingredientes.
Depois vieram os africanos, sobretudo para trabalhar nas plantações de cana-de-açúcar, e com eles também seus costumes alimentares, da cozinha Canjun. Mais tarde ainda vieram, por intermédio dos britânicos, os trabalhadores indianos com suas fabulosas especiarias.
A mistura dos ingredientes e costumes de cocção locais com outras técnicas europeias, africanas e em menor escala, indiana, resultou em uma comida rica e de personalidade e que vale a pena conferir.
Assinar:
Postagens (Atom)